quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Aviso! atenção...use com cuidado não é alimento essa vagem...para humanos!


Buscando novas formas de combate a dengue alguns municípios estão plantando sementes da leguminosa conhecida como crotalária. Sendo considerada mais uma arma no arsenal de combate ao Aedes aegypti, já que elas atraem um predador natural do mosquito, a libélula.

De acordo com uma pesquisa veterinária, que foi desenvolvida por pesquisadores do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande e do Depto de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal da Paraíba, divulgada na revista  científica SciELO Brasil sobre as 600 espécies do gênero Crotalaria encontradas em diversas regiões do mundo, são em sua maioria tóxicas para animais, em especial a Crotalária retusa.

Efeitos tóxicos - A que nos referimos aqui é a Crotalária juncea, uma leguminosa, tipicamente plantada após retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, e atrai o inseto voador conhecido como  libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o aedes, os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, e se no local tiver larvas do aedes elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito aedes.

Contudo, o biólogo da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso, Luidi Novaki afirmou que a planta crotalária não tem efeito  nenhum no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pois não atinge índices satisfatórios e, segundo ele, é uma ação mirabolante.

No Brasil já foram descritos casos de intoxicação espontânea por Crotalaria em diferentes estados brasileiros. No caso da Juncea, variedade que ajudaria na eliminação do mosquito Aedes aegypt, já foi descrito um surto de intoxicação em equinos em Minas Gerais.


Os diversos tipos de crotalárias podem contaminar todos tipos de animais, sejam bovinos, equinos, caprinos, como também animais domésticos e aves. Por isso deve haver um cuidado com o cultivo dessa planta em locais onde os animais podem consumi-la, e não misturá-la na alimentação desses animais.

Noticias | Dengue: que tal a beleza para combater o mosquito

http://www.prosementes.com.br/noticia/119/dengue-que-tal-a-beleza-para-combater-o-mosquito04/11/2010
Às vezes, os poderes públicos locais nos surpreendem com atitudes sócio-ambientais interessantes. No interior de São Paulo, duas prefeituras estão adotando uma forma nova de combate ao mosquito transmissor da Dengue (Aedes Egiptys): o controle biológico do inseto através do cultivo da Crotalária Juncea. Esta planta é uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e adultos do Aedes Egiptys. Com isso, pode-se ampliar o controle sobre a transmissão da Dengue, pelo controle do inseto transmissor. Claro que o uso da Crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada. E além disso, nos fornece a beleza das flores e das libélulas (vejam fotos) nos nossos jardins, vasos e quintais. Que tal embarcar nesta? As sementes são encontradas nas lojas de insumos agrícolas, assim como as informações de plantio. 

Um comentário:

  1. Interessante, talvez veja mais interessante ainda, a utilização de agrotóxicos. A utilização da Crotalária é apenas mais uma medida(ação) para combate ao mosquito. A salvação do mundo está no acumulo de todas as medidas. Abraços!!!

    ResponderExcluir